segunda-feira, 20 de maio de 2013

Expressões Numéricas!!!

                           Expressão Numérica

                  1º: Expressão conforme o dicionário Collins quer dizer: "Qualquer símbolo matemático ou série bem formulado de símbolos matemáticos de uma Teoria particular". 2º: "Numérica" remete a números. Portanto, expressão numérica é: "Qualquer número ou série de números bem formulados em uma teoria particular." Por exemplo: "8" é uma Expressão e subsequentemente um monômio porque contem um termo só; 8 + 5 - 3 é também uma expressão, mais especificamente uma série de expressões bem formuladas e subsequentemente é um polinômio porque contem mais de um termo.   


Ex. 

Expressões Núméricas  Este é um exemplo de expressão numérica de números simples,existe de álgebra,potenciação,radiciação,entre outros





                         Leia mais sobre o assunto clicando aqui:http://pt.wikipedia.org/wiki/Express%C3%A3o_matem%C3%A1tica

sábado, 18 de maio de 2013

sexta-feira, 17 de maio de 2013

Frações:equivalentes,proprias e improprias!!

 
 
 

                   Frações próprias e improprias

 
 
 
 
Chamam-se frações próprias àquelas onde o numerador é menor que o denominador:
As impróprias são aquelas onde o denominador é maior que o numerador                        
 
 
 

               
Quando duas ou mais frações representam a mesma quantidade, estamos falando de frações equivalentes:
Com a figura à esquerda representamos um pastel
 
 
 
Em amarelo, a parte que tomamos.
Comprovará que é a metade do pastel, que em forma de fração
escreveremos:
Verá na seguinte figura à direita o mesmo pastel, só que dividido em quatro partes.  Dessas 4 partes tomamos duas (em amarelo). A verdade é que a parte amarela (as partes tomadas) representa a metade do pastel. Estas duas partes que tomamos podem ser escritas
Vemos que e representam a mesma quantidade (a metade do pastel), são iguais ou também chamadas equivalentes.    Frações equivalentes

 

Um pouco sobre matemática!!

A matemática (do grego μάθημα, transl. máthēma, "ciência"/"conhecimento"/"aprendizagem"; e μαθηματικός, transl. mathēmatikós, "apreciador do conhecimento") é a ciência do raciocínio lógico e abstrato. A matemática estuda quantidades, medidas, espaços, estruturas e variações. Um trabalho matemático consiste em procurar por padrões, formular conjecturas e, por meio de deduções rigorosas a partir de axiomas e definições, estabelecer novos resultados.
A matemática vem sendo construída ao longo de muitos anos. Resultados e teorias milenares se mantêm válidos e úteis e ainda assim a matemática continua a desenvolver-se permanentemente.
Registros arqueológicos mostram que a matemática sempre foi parte da atividade humana. Ela evoluiu a partir de contagens, medições, cálculos e do estudo sistemático de formas geométricas e movimentos de objetos físicos. Raciocínios mais abstratos que envolvem argumentação lógica surgiram com os matemáticos gregos aproximadamente em 300 a.C., notadamente com a obra "Os Elementos" de Euclides. A necessidade de maior rigor foi percebida e estabelecida por volta do século XIX.
A matemática se desenvolveu principalmente na Mesopotâmia, no Egito, na Grécia, na Índia, no Oriente Médio. A partir da Renascença o desenvolvimento da matemática intensificou-se na Europa, quando novas descobertas científicas levaram a um crescimento acelerado que dura até os dias de hoje...
  
                      Leia mais sobre o assunto,clicando no link:http://pt.wikipedia.org/wiki/Matem%C3%A1tica
  

ILUSÃO DE ÓTICA!!!

 
Só diga as cores e não o que esta escrito,diga rápido!!

ILUSÃO DE ÓTICA


 

Minecraft!!

Minecraft é um jogo do tipo Sandbox (Mundo Aberto) de construção inspirado pelo Infiniminer, Dwarf Fortress e Dungeon Keeper, criado por Markus Persson, o fundador da Mojang AB. O jogo trata sobre a criação e a destruição de blocos em um mundo tridimensional. O jogador controla um avatar que pode destruir e criar blocos, criando estruturas, obras de arte e outras criações em vários servidores multijogador em vários modos de jogo.
Minecraft está disponível para jogadores por €19.95 (R$ 52,41). Uma vez comprado, ele pode ser jogado através de um navegador usando o cliente download, ou para singleplayer ou multiplayer. Minecraft Clássico está disponível gratuitamente. O desenvolvimento do Minecraft começou ao redor de 10 de Maio de 2009 e as "pré-vendas" para o jogo completo começaram a ser aceitas em 13 de Junho de 2009. A data de lançamento oficial foi em 18 de Novembro de 2011. Em 5 de Abril de 2013 Minecraft para computador atingiu as 10 milhões de vendas.
Em 16 de Agosto de 2011, Minecraft - Pocket Edition foi lançado para o Xperia Play. Após a sua exclusividade expirada com a Sony, ele foi lançado para dispositivos Android em 7 de outubro de 2011, e dispositivos iOS em 17 de Novembro de 2011, por $6.99 USD.
Em 9 de Maio de 2012 o Minecraft foi lançado para o Xbox 360 no Xbox Live Arcade por 1600 Microsoft Points ($20.00 USD), onde logo quebrou todos os recordes de vendas anteriores.
Em 11 de Fevereiro de 2013, Minecraft: Edição Pi foi lançado exclusivamente para o Raspberry Pi. Ele é baseado no Pocket Edition e está disponível gratuitamente no blog dedicado da Mojang. O Pi Edition é concebido como uma ferramenta educacional para programadores iniciantes e os usuários são encorajados a abrir e alterar o código do jogo usando sua API.



Minecraft um jogo de ação e aventura e que usa as formas geométricas!!


Formas Geometricas!!(Geometria)

A Geometria (em grego antigo: γεωμετρία; geo- "terra", -metria "medida") é um ramo da matemática preocupado com questões de forma, tamanho e posição relativa de figuras e com as propriedades do espaço. Um matemático que trabalha no campo da geometria é chamado geômetra. A geometria surgiu independentemente em várias culturas antigas como um conjunto de conhecimentos práticos sobre comprimento, área e volume, sendo que o aparecimento de elementos de uma ciência matemática formal é no mínimo tão antigo quanto Tales (6º século AC). Por volta do 3º século AC a geometria foi posta em uma forma axiomática por Euclides, cujo tratamento, chamado de geometria euclidiana, estabeleceu um padrão que perdurou por séculos.1 Arquimedes desenvolveu técnicas engenhosas para calcular áreas e volumes, antecipando em várias maneiras o moderno cálculo integral. O campo da astronomia, especialmente o mapeamento das estrelas e planetas na esfera celestial e a descrição das relações entre os movimentos dos corpos celestiais, foi uma das mais importantes fontes de problemas geométricos durante os mil e quinhentos anos seguintes. Tanto a geometria quanto a astronomia foram consideradas no mundo clássico parte do Quadrivium, um subgrupo das sete artes liberais cujo domínio era considerado essencial para o cidadão livre.
Como mostrado por Arquimedes, uma esfera tem 2/3 do volume de seu cilindro circunscrito.
A geometria esférica é um exemplo de geometria não-euclidiana. Ela tem aplicações práticas em navegação e astronomia.
A partir da experiência, ou, eventualmente, intuitivamente, as pessoas caracterizam o espaço por certas qualidades fundamentais, que são denominadas axiomas de geometria (como, por exemplo, os axiomas de Hilbert). Esses axiomas não são provados, mas podem ser usados em conjunto com os conceitos matemáticos de ponto, linha reta, linha curva, superfície e sólido para chegar a conclusões lógicas, chamadas de teoremas.
A influência da geometria sobre as ciências físicas foi enorme. Como exemplo, quando o astrônomo Kepler mostrou que as relações entre as velocidades máximas e mínimas dos planetas, propriedades intrínsecas das órbitas, estavam em razões que eram harmônicas — relações musicais —, ele afirmou que essa era uma música que só podia ser percebida com os ouvidos da alma — a mente do geômetra.
Com a introdução do plano cartesiano, muitos problemas de outras áreas da matemática, como álgebra, puderam ser transformados em problemas de geometria (e vice-versa), muitas vezes conduzindo à simplificação das soluções. (ver geometria analítica

Frações



                                  FRAÇÕES



No antigo Egito por volta do ano 3000 a.C., o faraó Sesóstris distribuiu algumas terras às margens do rio Nilo para alguns agricultores privilegiados. O privilégio em possuir essas terras era porque todo ano, no mês de julho, as águas do rio inundavam essa região ao longo de suas margens e fertilizava os campos. Essas terras, portanto, eram bastante valorizadas.
Porém, era necessário remarcar os terrenos de cada agricultor em setembro, quando as águas baixavam. Os responsáveis por essa marcação eram os agrimensores, que também eram chamados de estiradores de corda, pois mediam os terrenos com cordas nas quais uma unidade de medida estava marcada.
Essas cordas eram esticadas e se verificava quantas vezes a tal unidade de medida cabia no terreno, mas nem sempre essa medida cabia inteira nos l
Essas cordas eram esticadas e se verificava quantas vezes a tal unidade de medida cabia no terreno, mas nem sempre essa medida cabia inteira nos lados do terreno. Esse problema só foi resolvido quando os egípcios criaram um novo número: o número fracionário. Ele era representado com o uso de frações, porém os egípcios só entendiam a fração como uma unidade (ou seja, frações cujo numerador é igual a 1).
Eles escreviam essas frações com uma espécie de sinal oval escrito em cima do denominador. Mas os cálculos eram complicados, pois no sistema de numeração que usavam no antigo Egito os símbolos se repetiam muitas vezes.1
Só ficou mais fácil trabalhar com as frações quando os hindus criaram o Sistema de Numeração Decimal, quando elas passaram a ser representadas pela razão de dois números naturais.
Desde então, as frações foram usadas para a resolução de diversos tipos de problemas matemáticos. Uma das formas mais correntes de se trabalhar com frações é a porcentagem, em que se expressa uma proporção ou uma relação a partir de uma fração cujo denominador é 100. O uso de frações também é de valia extrema para a resolução de problemas que envolvem regra de três.

Definições [editar]

De modo simples, pode-se dizer que uma fração de um número, representada de modo genérico como \frac{a}{b}, designa o inteiro dividido em {b} partes iguais ao qual usa-se o número {a} de partes.2 Neste caso, {a} corresponde ao numerador, enquanto {b} corresponde ao denominador, que não pode ser igual a zero.2 3
O denominador corresponde ao número de partes que um todo será dividido e o numerador corresponde ao número de partes que serão consideradas. Ex.: Uma professora tem que dividir três folhas de papel de seda entre quatro alunos, como ela pode fazer isso?
Cada aluno ficara com 3:4=\frac{3}{4} da folha, ou seja você vai dividir cada folha em 4 partes e distribuir 3 para cada aluno.
Por exemplo, a fração \frac{56}{8} designa o quociente de 56 por 8. Ela é igual a 7, pois 7 × 8 = 56. A divisão é, note-se, a operação inversa da multiplicação.
Os números expressos em frações são chamados de números racionais. O conjunto dos racionais é representado por \mathbb Q.
Fração é a representação da parte de um todo (de um ou mais inteiros), assim podemos considerá-la como sendo mais uma representação de quantidade, ou seja, uma representação numérica, com ela podemos efetuar todas as operações como: adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação, radiciação.
Dessa forma, toda fração pode ser representada em uma reta numerada, por exemplo, 1/2 (um meio) significa que de um inteiro foi considerada apenas a sua metade, portanto, podemos dizer que em uma reta numerada a fração 1/2 estará entre os números inteiros 0 e 1.
Sendo assim conjunto dos números racionais podem ser difinidos como números que podem ser escritos na forma \frac {a}{b}, sendo a,b \in \mathbb{Z} e b \neq 0, o que resulta em: \mathbb{Q}=\left\{\begin{matrix}\frac{a}{b}\end{matrix}\,|\,a\in\mathbb{Z}\,;\,b\in\mathbb{Z^{*}}\right\}.4 5

Tipos de Frações [editar]

  • própria: o numerador é menor que o denominador.2 Ex.: \frac{1}{2}
  • imprópria: o numerador é maior ou igual ao denominador.2 Ex.: \frac{9}{5}
  • mista: constituída por uma parte inteira e uma fracionária.6 Ex.: 2 \frac{1}{3}. Pode-se encontrar uma fração imprópria a partir do número misto: 3\frac{1}{2} 2x3=6 6+1=7 (7=numerador/2=denominador)e assim por diante repetindo o denominador
  • aparente: é quando o numerador é múltiplo ao denominador, ou seja um número inteiro escrito em forma de fração. Ex.: 1=\frac{4}{4}
  • equivalentes: aquelas que mantêm a mesma proporção de outra fração. Ex.: \frac{4}{4} = \frac{2}{2} 4 e 4 dividos por 2(ou outro número) é igual a 2.
  • irredutível: o numerador e o denominador são primos entre si, não permitindo simplificação. Ex.: \frac{9}{22}
  • unitária: o numerador é igual a 1 e o denominador é um inteiro positivo. Ex.: \frac{1}{3}
  • egípcia: fração que é a soma de frações unitárias, distintas entre si. Ex: {\frac{1}{3}+\frac{1}{5}+\frac{1}{15}} = \frac{3}{5}
  • decimal: o denominador é uma potência de 10(100,1000,10000…). Ex.: \frac{437}{1000}
  • composta: fração cujo numerador e denominador são frações: \frac{\frac{19}{15}}{\frac{5}{6}}
  • contínua: fração constituída a partir de uma sequência de inteiros naturais  (a_{0}, a_{1}, a_{2}, a_{3}, \dots, a_{k} ) da seguinte maneira a_{0} + \frac{1}{ a_{1}+ \frac{1}{ a_{2} \dots \frac{1}{a_{k-1} + \frac{1}{a_{k}}} } }
  • algébrica: fração onde no denominador, há incógnita \frac{\sqrt{x+2}}{x^2-3}

Exponenciação ou potenciação de frações [editar]

É indiferente resolver primeiro a exponenciação ou a divisão:
Falhou ao verificar gramática (Erro de sintaxe): {\left ( \frac{1}{2} \right )^2} = {{1}}^{2} \over {2}^{2}} = {\frac{1}{4}} = 0,25

Efetuando-se primeiramente a divisão obtém-se o mesmo resultado:
{\left ( \frac{1}{2} \right )^2} = {({0,5})^{2}} = 0,25
7

Radiciação [editar]

A raiz de uma fração é feita seguindo-se os mesmos passos da potenciação.
Falhou ao verificar gramática (Erro de sintaxe): {\sqrt[2]\frac{1}{4}= {\sqrt[2]{1}\over\sqrt[2]{4}} = {{1}}\over{2}}} = 0,5 7

Expoente fracionário [editar]

Da mesma forma que na, divisão entre frações, a ocorrência de expoente fracionário causa a inversão da operação:
Falhou ao verificar gramática (Erro de sintaxe): 8^{{2}} \over {3}} = \sqrt[3]{8^{2}} = \sqrt[3]{64} = {4}
ou pode ser feita assim multiplicação

Simplificação de frações [editar]

Uma fração pode ser simplificada quando numerador e denominador não são primos entre si. Ex.:
\frac{4}{8}
Para tanto basta dividi-los pelo máximo divisor comum (MDC) entre eles, obtendo-se uma fração que, além de manter a proporção da original, é do tipo irredutível:
{{\frac{4:4}{8:4}}} = {\frac{1}{2}}

Comparação entre frações [editar]

Uma propriedade importante para se comparar frações é a seguinte:
Se \frac{a}{b} e \frac{c}{d} são frações irredutíveis, com a, b, c e d inteiros positivos, então \frac{a}{b} = \frac{c}{d} \implies a = c \land b = d.
Para estabelecer comparação entre frações, é preciso que elas tenham o mesmo denominador. Isso é obtido através do menor múltiplo comum, como foi visto na adição.
\frac{2}{5}   ?   \frac{3}{7}
O MMC entre 5 e 7 é 35.
{35 \over {5}} = {7}     7 \times {2} = {14}
{35 \over {7}} = {5}     5 \times {3} = {15}
A comparação entre frações com denominadores diversos vale-se do fato de que há frações que são equivalentes entre si, pois:
\frac{14}{35} = \frac{2}{5}   e   \frac{15}{35} = \frac{3}{7}
Uma vez igualados os denomidores, pode-se fazer a comparação entre as frações:
{\frac{14}{35}} < {\frac{15}{35}} logo {\frac{2}{5}} < {\frac{3}{7}}

Conversão entre frações impróprias e mistas [editar]

Uma fração do tipo imprópria pode ser convertida para mista e vice-versa.
\frac{7}{3}
Para tanto, basta dividir o numerador pelo denominador. O resto será o numerador da fração mista e o divisor será o denominador. Como o quociente da divisão 7 ÷ 3 é igual a 2 e o resto é 1, tem-se que a fração acima, escrita como fração mista, terá a seguinte notação:
2 \frac{1}{3}
Para fazer o caminho inverso, basta multiplicar o denominador pela parte inteira e somar o resultado ao numerador, mantendo-se o denominador. Como o produto 3 × 2 é igual a 6 e a soma 6 + 1 é igual a 7, obtém-se novamente a notação sob a forma de fração imprópria, como visto acima.